marketplace é um modelo de negócio que surgiu no Brasil em 2012, e também é conhecido como uma espécie de shopping center virtual. É considerado vantajoso para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilitando a procura pelo melhor produto e pelo melhor preço. Diversas empresas mundialmente conhecidas participam desse mercado: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio, por exemplo. Mas a pergunta é, por que esse modelo de trabalho é tão popular?

Vamos exemplificar da maneira mais simples!

Suponhamos que você tenha aberto recentemente uma loja física de óculos, semelhante a de um amigo. A diferença é que a loja dele já está estabilizada no mercado há alguns anos e num local de bastante movimento, diferentemente da sua. Agora imagine que este seu amigo tenha oferecido um espaço na loja dele para que você pudesse divulgar seus produtos, em troca de uma porcentagem sobre os seus lucros.

Imaginou? Pois bem, isso é marketplace!

Vantagens & Visibilidade

Sem dúvidas, a maior vantagem do marketplace é a visibilidade. Quanto maior a quantidade de visitas que o site possui, mais sólido será o público atingido, o que elimina a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para a divulgação. Um bom exemplo disso, é o Mercado Livre, que é acessado por milhões de usuários diariamente e é o maior site desse segmento. Além disso, uma vez que seu produto está na vitrine dos maiores sites de venda, maior a confiança dos clientes para comprá-lo, mesmo que a sua marca ainda seja nova. O site é a porta de entrada, e uma vez que ele gera confiança para o consumidor e possui credibilidade no mercado, subentende-se que todos os produtos nele comercializados são de confiança e qualidade também.

Custos e Retornos

Em uma plataforma com tantas marcas, os custos de publicidade acabam sendo reduzidos. No geral você deverá negociar com o marketplace em si os valores acordados, visto que ele fornece a vitrine para que você exponha seus produtos, receba tráfego e visitação. Levando em consideração os investimentos em marketing, tecnologia e mídia que o lojista dispensa nesse modelo, a margem de lucro se torna ainda mais alta no modelo marketplace, visto que a grande maioria trabalha com porcentagens sobre lucros ou comissões sobre vendas.

Aumento das Vendas

marketplace oferece uma grande oportunidade de vendas para as lojas. Os maiores marketplaces brasileiros possuem uma audiência elevada, agregando em média, 40 milhões de potenciais compradores, o que significa que ao trabalhar com essa plataforma, você amplia sua possibilidade de novos clientes realmente interessados em seu produto.

Um bom exemplo disso, é a Magazine Luiza. Ao procurar por uma panela, um usuário poderá encontrar diversas marcas, desde uma renomada, como a Tramontina, até uma que seja relativamente nova no mercado. Se as características e o preço da última forem mais vantajosas, é bem provável que o cliente finalize a compra. Enquanto isso, se a mesma trabalhasse apenas de maneira convencional, teria todo um trabalho de construção de marca, relacionamento com o público, entre outras etapas, até finalmente conquistar a confiança para realizar uma venda.

SEO

Seu produto aparecerá em sites muito bem indexados e consequentemente terá uma referência para sua loja nele, então seu próprio e-commerce ganhará força no SEO, contribuindo indiretamente no rankeamento de seu site, aumentando assim seus acessos e consequentemente suas vendas diretas.

Diversidade de Público e Crescimento do Negócio

Novos usuários conhecerão sua marca, trazendo assim um novo público para você, diferente do público que já existente, possibilitando a chegada de uma nova demanda, podendo assim aumentar o leque de produtos oferecidos pela sua empresa. Com o aumento de visibilidade, de clientes e de faturamento, o marketplace possibilitará o crescimento do seu negócio, que terá novas oportunidades e ideais para atingir metas cada vez maiores, apostando em novos produtos, trazendo novos nichos para a loja, fazendo-a destacar-se cada vez mais.

Desvantagens – Dependência

Um fator que pode ser considerado negativo com relação ao marketplace, é a dependência que ele gera para as empresas que estão inseridas nesse modelo de comercialização. Isso porque se um marketplace decide encerrar suas atividades, todas as marcas envolvidas perdem seu canal de venda. Em um cenário pior: se uma loja depende exclusivamente do marketplace, o negócio tem grandes chances de ir por água abaixo. O aumento das taxas, porcentagens sobre vendas ou comissões também podem pesar. Se uma loja funciona somente através desse canal, ela acaba sendo obrigada a se enquadrar nesse tipo de situação, como a variação e aumento de custos.

Afeta a Personalidade da Marca

Embora o marketplace identifique sua marca na hora de venda do produto, ainda assim, o cliente estará comprando da “loja x” e não da sua. Pense bem: sem dúvidas você já disse ou já ouviu alguém responder “Comprei lá na Netshoes” quando alguém elogia um tênis, não é verdade? Pois bem, mas e a marca desse tênis? Alguém se lembra de perguntar? Nessa etapa, fixar a marca na mente do consumidor e gerar uma recompra é mais difícil, visto que você praticamente não trabalha a identidade da mesma.

O que fazer?

A grande verdade é que não existe a fórmula perfeita, o marketplace pode funcionar perfeitamente para alguns nichos e não performar tão bem em outros, em consequência de uma série de fatores. Nada impede que sua empresa tenha um e-commerce, mas também invista em marketplaces, até porque ao colocar essas duas ações para caminharem juntas, o seu negócio irá colher as facilidades e benefícios geradas por ambas.

O marketplace é um atalho relativamente mais rápido para levar os seus produtos de encontro aos seus clientes, mas é importante não descuidar do caminho do seu negócio, caso você possua um e-commerce. Analisar o momento da sua empresa, a maneira que você melhor trabalha com seu público, e claro, seus produtos, sem dúvidas, é a melhor solução.