Aplicativos de Relacionamento

Mercado de apps de relacionamento pode atingir US$ 8,4 bilhões até 2024

Plataforma global de análise de marketing de aplicativos, a Adjust publicou um guia com dados interessantes sobre o setor de apps de relacionamento. Segundo o documento, este mercado tem projeções de gerar mais de US$ 8,4 bilhões em receitas até 2024. 

O estudo – que leva o nome de Guia para o Marketing de Aplicativos de Relacionamento 2021 – aponta também outros dados desta modalidade de apps: segundo os dados, 48% das pessoas entre 18 e 29 anos afirmam ter utilizado um aplicativo ou um site para conhecer outras pessoas; além disso, o sábado é o dia de maior movimento, tanto em instalações (7.73%), quanto de uso (3.94%). E os europeus são aqueles que mais gastam mais tempo nos aplicativos (pouco mais de sete minutos, em média) , enquanto os usuários norte-americanos gastam seis minutos e 22 segundos, seguidos pelos asiáticos, que navegam em aplicativos do gênero por cinco minutos e meio – esses dados são verificados após 30 dias de instalação do app.

Para os aplicativos de namoro, a duração das sessões atinge níveis elevados nos primeiros momentos, o que sugere que os usuários baixam o aplicativo e imediatamente começam a procurar parceiros em potencial, gastando, cerca de, dez minutos em apps do gênero. No entanto, o entusiasmo inicial rapidamente diminui e as sessões começam a ser reduzidas para uma média de seis minutos no final do mês.

Bots e contas falsas

Pesquisa realizada pela consultoria Business of Apps, especializada em aplicativos, aponta que mais de 270 milhões de pessoas adultas do mundo todo usaram aplicativos de relacionamento em 2020, quase o dobro em relação há cinco anos. 

Nesse cenário, o guia da Adjust analisa como os aplicativos de relacionamento estão crescendo ao redor do mundo, e revela como as empresas do setor engajam seus usuários. Além dos insights citados acima, há dicas para evitar que as experiências dos clientes sejam arruinadas por contas falsas. A segurança dentro dos aplicativos de relacionamento é uma preocupação das empresas, já que só em 2019, o FBI recebeu mais de 467 mil denúncias de cibercrimes que causaram perdas superiores a US$ 3,5 bilhões.

Outra informação relevante do estudo é que um dos maiores riscos para a reputação desse tipo de aplicativo é a presença de bots na plataforma. O Unbotify, solução anti-bot da Adjust, descobriu que, como as ações dos bots são automáticas, eles ficam ativos por períodos mais longos e podem causar danos consideráveis ​​ao interagir com muitos outros usuários. Os dados do Unbotify mostram que os bots podem interagir com até 4.000 perfis em uma sessão.

“Contas falsas são geradas automaticamente e em grande escala, e muitas vezes são usadas para distribuir links indesejados para sites ilegais e isso pode destruir a experiência do usuário em aplicativos de namoro”, pontua Guilherme Kapos, Diretor de Vendas LATAM na Adjust.

Fonte de Pesquisa Blog de Notícias: Canaltech/https://canaltech.com.br/